Home   |   Mapa do Site    |   Contato
Email dos Leitores
Dúvidas
Depoimentos
Dica da Semana
Galeria de Fotos
Alerta ao Comprador
Humor
Denúncias
Cadastre-se
Frase da Semana
Proverbios de Cavalos
Pensamentos
Conformacao
Condicion. Fisico
Marcha
Doma
Treinamento
Equitação
Embocaduras
Manejo de Cascos
Reprodução
Genética
Eventos do Marchador
ABCCMM
NUCLEOS
Haras em Destaque
Marchador Internacional
Links Interessantes
CURSOS ONLINE
PALESTRAS ONLINE
CLINICAS ONLINE
LIVROS EM CD
LIVROS IMPRESSOS
AUDIO-BOOKS
Quiz da Semana
Haras Boa Luz
Como Registrar
Frutas que Curam
Alerta
Preserve a Natureza
A Fotografia
Saude
Controle o Estresse
O Espelho de Gandhi
Calendario Lunar
Datas comemorativas
Previsao do Tempo

Clique para ampliar
Clicar para aumentar foto e ler legenda
Clicar para aumentar foto e ler legenda


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A marcha original da raça foi a marcha de 4 tempos definidos, seja a Batida Clássica, Marcha de Centro ou Marcha Picada, todas apresentando um mecanismo peculiar de sustentação e locomoção.

Marcha Batida Clássica Bipede diagonal dominante com boa dissociação, o que implica na alternância entre os deslocamentos de bipedes diagonais e laterais, intercalados por momentos de triplices apoios, exatamente como está defnido no Padrao Racial. Qualquer outra interpretação que favoreça o excesso de diagonalidade é anti-zootécnica, enganosa e desrespeitosa ao Padrão oficial da raça, homologado pelo Ministério da Agricultura e jamais preferencial de uma minoria de criadores. Deve ser ressaltado que ao contrário das marchas com excesso de diagonalidade, que necessariamente nao apresentam dissociação visual dos deslocamentos, a Marcha Batida Clássica apresenta comodidade muito boa, acima da subjetividade de preferências pessoais e de aspectos inseridos na conformação, porque os atritos verticais são neutralizados pelos apoios dissociados dos cascos dos bipedes diagonais. As batidas dos cascos são escutadas aproximando-se duas a duas, mas jamais duas a duas, como ocorre nos andamentos transicionais.

Marcha de Centro Os tempos de apoios diagonais são iguais, ou bem próximos, dos tempos de apoios laterais, com maior frequência e definicao dos apoios tripedais. A marcha de centro e como se fosse o andamento ao passo, porém em média velocidade. A comodidade é plena, porque todos os tipos de atritos tendem a ser neutralizados pela perfeita dissociação nos deslocamentos. As batidas dos cascos são escutadas igualmente espaçadas.

Marcha Picada Bípede lateral dominante, sendo a marcha picada de boa qualidade aquela que apresenta bom equilibrio entre os tempos de apoios diagonais e laterais. Ao contrário, será uma marcha com excesso de lateralidade, a qual gera atrito lateral. Na boa marcha picada a comodidade é bem próxima da comodidade da marcha de centro. As batidas também são escutadas igualmente espaçadas.

É muito fácil diferenciar estas três modalidades de andamentos puros da raça Mangalarga Marchador dos andamentos transicionais, que são a marcha batida excessivamente diagonalizada, a marcha trotada (andamento original da raça Mangalarga) e o trote desunido. Há uma polêmica em relação à terminologia Marcha Trotada quando a ser de interpretação dúbia, ou seja, marcha ou trote. Na verdade, a terminologia está correta do ponto de vista acadêmico, como é explicado na interpretação zootécnica abaixo descrita:

Marcha Trotada Deslocamento simultaneo ou quase simultaneo, dos bipedes diagonais, gerando um mecanismo peculiar de sustentação e locomoção, no qual há possibilidade de ocorrer apoios monopedais, quadrupedais ou suspensão mínima entre as trocas de apoios duplos diagonais. O estilo é caracteristico, pois os deslocamentos são nitidamente elevados e flexionados, tanto dos membros anteriores como dos posteriores, com uma energia e impulsão maiores em relação as modalidades de M.T.A.D. Marcha de Tríplices Apoios Definidos.


home |voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Itaporanga-SE
Francisco Garcez (Tito) -
(79) 9977 8000


Carvalhos-Sul de Minas
Prop. Fernando Pizza -
(35) 3345 1552

APRESENTAÇÃO      EDITORIAL      A RAÇA       ORIGEM      GENÉTICA      ANDAMENTO      CONFORMAÇÃO      REGISTRO      HINO
Copyright © 2008. RDA Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.