Home   |   Mapa do Site    |   Contato
Email dos Leitores
Dúvidas
Depoimentos
Dica da Semana
Galeria de Fotos
Alerta ao Comprador
Humor
Denúncias
Cadastre-se
Frase da Semana
Proverbios de Cavalos
Pensamentos
Conformacao
Condicion. Fisico
Marcha
Doma
Treinamento
Equitação
Embocaduras
Manejo de Cascos
Reprodução
Genética
Canal Marcha picada
ABCCMM
NUCLEOS
Haras em Destaque
Marchador Internacional
Links Interessantes
CURSOS ONLINE
PALESTRAS ONLINE
LIVROS EM CD
LIVROS IMPRESSOS
AUDIO-BOOKS
Loja Virtual Do Cavalo M
M. Picada no Mundo
Como Registrar
Frutas que Curam
Alerta
Preserve a Natureza
A Fotografia
Saude
Controle o Estresse
O Espelho de Gandhi
Calendario Lunar
Datas comemorativas
Previsao do Tempo

Clique para ampliar
Clicar para aumentar foto e ler legenda
Clicar para aumentar foto e ler legenda


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOCÊ SE CONSIDERA UM MESTRE  FERRADOR ?

A.P.Toledo – engenheiro, vet assistant e farrier, instrutor do Centran Toledo
.

Na Fig. 1, vemos que a abertura de pinça do posterior direito está excessiva, com mais de  10 graus e passa longe do anterior correspondente com mais de 1 casco e meio de distância. Você sabe que defeito de aprumo é este?  E, você sabe como corrigir?

Fig. 1 - Abertura de pinça do posterior direito

A divergência ou abertura de pinça (toe out) nos posteriores leva, forçosamente, a outro defeito de aprumos que é o jarrete fechado ou ganchudo (cow hock). Quando ocorre em ambos os membros posteriores a observação médio-lateral posterior vê a condição de aprumo fechado em X (xiz). O animal tem dificuldade para o galope.

1 - A primeira providência é colocar o jarrete no lugar. Após a avaliação do fechamento (usando o Nível de Escápula e Aprumos da Toledo Horse) a aparação na muralha lateral de sustentação na proporção de 1mm  para cada 3mm de defeito, corrige o 1º problema.

Fig. 2 – Verificando o aprumo de jarrete com o Nível de Escápula e Aprumos

2 - A segunda providência é usar o princípio do pêndulo (a pinça voa para o lado mais pesado do casco) e colocar mais (+) peso do lado medial em relação ao lado lateral do casco. Se o animal tem idade para ser ferrageado, coloque 5 cravos no lado medial contra 3 cravos no lado lateral. Veja a marcha de giz na muralha externa medial do casco (+) na Fig. 1 e os cravos a mais na Fig.3. Peso interno puxa a pinça para dentro (medial) e peso externo puxa a pinça para fora (lateral), Infelizmente, as ferraduras de aço, fabricadas atualmente no Brasil, possuem apenas 4 furos de cada lado. A correção de 4 cravos contra 2, também pode ser utilizada. Neste caso, você está trabalhando no efeito, pois a idade óssea e dos demais tecidos não permite corrigir a causa. É a muleta. Ah! Se você está em dúvida se funciona? Veja o efeito que tem um peso de 15 gramas no pneu do seu carro, em velocidade. Você acha que a parte do locomotor do seu cavalo (antebraço para baixo) pesa mais do que um pneu aro 13? Acho que não... Então, saiba que em movimento (trote ou marcha) o efeito de rotação do locomotor é grande.

Fig.3 – Correção de pinça - Casco ferrado com 5 cravos de um lado e três do outro.


Se o seu animal é potro, até 18 meses, ainda há tempo para aparar na muralha medial, do meio do casco para baixo e do talão até a pinça, para retirar o máximo peso possível ( 5 a 20 gramas aproximadamente). Neste caso, você está corrigindo a causa e pode ter sucesso em muitos casos. 

Fig. 4 - Balanceamento dos cascos. As metades devem ser iguais

3 - Mas, não se esqueça:  Antes de começar a corrigir qualquer defeito de aprumo, coloque os cascos na sua condição anatômica ideal, ou seja, eixo ântero-posterior alinhado (ângulo do casco igual ao da paleta) e cascos balanceados (metades iguais). Veja a Fig. 4.

Não deixe, também, de devolver o vitrificado das partes raspadas, após a aparação do casco, usando o Cascotônico - 100% natural.

Faça os nossos cursos - BÁSICO e MASTER de aparação, correção de aprumos e ferrageamento, estudando em casa – via internet - para ser um profissional consciente do ferrageamento corretivo. Informações: (12) 3922 4921 ou email: toledo@toledohorse.com.br

TOLEDO-treinamento
e produtos para sustentação e locomoção desde 1984.


home
|voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Itaporanga-SE
Francisco Garcez (Tito) -
(79) 9977 8000


Carvalhos-Sul de Minas
Prop. Fernando Pizza -
(35) 3345 1552

APRESENTAÇÃO      EDITORIAL      A RAÇA       ORIGEM      GENÉTICA      ANDAMENTO      CONFORMAÇÃO      REGISTRO      HINO
Copyright © 2008. RDA Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.