Home   |   Mapa do Site    |   Contato
Email dos Leitores
Dúvidas
Depoimentos
Dica da Semana
Galeria de Fotos
Alerta ao Comprador
Humor
Denúncias
Cadastre-se
Frase da Semana
Proverbios de Cavalos
Pensamentos
Conformacao
Condicion. Fisico
Marcha
Doma
Treinamento
Equitação
Embocaduras
Manejo de Cascos
Reprodução
Genética
Eventos do Marchador
ABCCMM
NUCLEOS
Haras em Destaque
Marchador Internacional
Links Interessantes
CURSOS ONLINE
PALESTRAS ONLINE
CLINICAS ONLINE
LIVROS EM CD
LIVROS IMPRESSOS
AUDIO-BOOKS
Quiz da Semana
Haras Boa Luz
Como Registrar
Frutas que Curam
Alerta
Preserve a Natureza
A Fotografia
Saude
Controle o Estresse
O Espelho de Gandhi
Calendario Lunar
Datas comemorativas
Previsao do Tempo

Clique para ampliar
Clicar para aumentar foto e ler legenda
Clicar para aumentar foto e ler legenda


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O VALOR ESTÁ NO TEMPERAMENTO DE SELA SOB CONTROLE

* Lúcio Sérgio de Andrade


Uma das virtudes funcionais mais valorizadas em um cavalo marchador é o temperamento de sela. Mas afinal, voce sabe o que significa temperamento de sela?

A terminologia “temperamento de selaé moderna, tendo sido introduzida na nomenclatura equestre por técnicos da raça Mangalarga Marchador. Em uma abrangência mais restrita, com foco em provas de marcha, o bom temperamento de sela pode ser definido como a disposição expontânea para marchar, sem a necessidade do cavaleiro usar comandos auxiliares da equitação – tala ou esporas.

Os antigos criadores chamavam seus cavalos de árdegos, briosos. Os treinadores de antigamente diziam: “esse cavalo tem costados quentes”.

Geralmente, um cavalo de bom temperamento é sensivel à leve pressão de pernas do cavaleiro, marcha com energia, é ativo, corajoso e raramente deixa transparecer sinais de fadiga, mesmo estando o metabolismo forçado por excesso de esforço físico.

O bom temperamento de sela é um tesouro de inestimavel valor. De fato, o temperamento de sela pode ser o diferencial que decide um campeonato em prova de marcha.

O oposto, ou seja, um cavalo sem disposição expontânea para marchar, é chamado de linfático, preguiçoso, sem calor, exigindo do cavaleiro o uso de comandos fortes de equitação - principais e auxiliares. Salvo raras exceções, o desempenho de cavalos linfáticos é sofrivel. Há poucas situações piores do que domar, treinar e montar para lazer um cavalo linfático.

Em um significado mais abrangente o bom temperamento de sela está relacionado com a energia aplicada no desempenho de qualquer andamento e atividade atlética, preservando a boa índole.

Apesar do temperamento de sela ser uma caracteristica hereditária, pode ser desenvolvido ao longo das fases da doma de sela e do treinamento para provas de marcha e cavalgadas.

Todavia, não necessariamente um cavalo ativo pode ser classificado como sendo de bom temperamento de sela. O cavalo hiperativo dificulta a equitação, exigindo equitação profissional para manter o cavalo sob controle.

Muitos cavalos reputados como sendo de bom temperamento de sela têm sensibilidade à “flor da pele”, energéticos ao extremo, forçando cavaleiros (ou amazonas) ao excesso de ação no comando de rédeas. Como resultado, trava-se uma “luta”de braços e boca, na qual o vencedor é o cavalo, porque tem mais força, e também por estar, geralmente, usando embocadura inapropriada, como são os casos do bridão e de freio-bridão com recurso limitado de alavanca.

Um cavalo de lazer, que é a principal função dos cavalos marchadores, deve ser adestrado de sela para uso por qualquer pessoa, experiente ou não em técnica de equitação. A boa índole, associada ao bom temperamento de sela, devem estar entre as mais apreciadas virtudes dos cavalos marchadores. A maioria dos usuários de passeios e cavalgadas não têm o dominio pleno da equitação técnica. Portanto, um cavalo dócil, de bom temperamento de sela e cômodo facilitará em muito a equitação, além proporcionar o verdadeiro prazer de cavalgar.

A conceituação técnica do bom temperamento de sela precisa ser revista, com ênfase no temperamento de sela sob controle fácil dos cavaleiros e amazonas, para que a comodidade da marcha seja completada pelo bom temperamento de sela, além, é claro, do imprescindivel bom adestramento.

*Lúcio Sérgio de Andrade – Zootecnista, escritor, árbitro de equideos marchadores, Pedidos de livros impressos, livros digitais em CD, DVD’s, CURSOS ONLINE, equipamento para doma e treinamento de cavalos marchadores, através do site
www.equicenterpublicacoes.com.br


home
|voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Itaporanga-SE
Francisco Garcez (Tito) -
(79) 9977 8000


Carvalhos-Sul de Minas
Prop. Fernando Pizza -
(35) 3345 1552

APRESENTAÇÃO      EDITORIAL      A RAÇA       ORIGEM      GENÉTICA      ANDAMENTO      CONFORMAÇÃO      REGISTRO      HINO
Copyright © 2008. RDA Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.