Home   |   Mapa do Site    |   Contato
Email dos Leitores
Dúvidas
Depoimentos
Dica da Semana
Galeria de Fotos
Alerta ao Comprador
Humor
Denúncias
Cadastre-se
Frase da Semana
Proverbios de Cavalos
Pensamentos
Conformacao
Condicion. Fisico
Marcha
Doma
Treinamento
Equitação
Embocaduras
Manejo de Cascos
Reprodução
Genética
Canal Marcha picada
ABCCMM
NUCLEOS
Haras em Destaque
Marchador Internacional
Links Interessantes
CURSOS ONLINE
PALESTRAS ONLINE
LIVROS EM CD
LIVROS IMPRESSOS
AUDIO-BOOKS
Loja Virtual Do Cavalo M
M. Picada no Mundo
Como Registrar
Frutas que Curam
Alerta
Preserve a Natureza
A Fotografia
Saude
Controle o Estresse
O Espelho de Gandhi
Calendario Lunar
Datas comemorativas
Previsao do Tempo

Clique para ampliar
Clicar para aumentar foto e ler legenda
Clicar para aumentar foto e ler legenda


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CARACTERIZAÇÃO DA MARCHA DE TRIPLICES APOIOS DEFINIDOS PELO SOM DAS BATIDAS DOS CASCOS


*Lúcio Sérgio de Andrade



A exemplo do passo, a marcha é um andamento de 4 tempos, o que significa que as batidas de cascos são escutadas igualmente espaçadas., porque cada membro desloca em um tempo independente.

Ao contrário, o trote é um andamento de dois tempos, o que significa que as batidas dos cascos são escutadas duas a duas, porque os pares de membros diagonais deslocam-se em sincronismo perfeito.

A marcha de tríplices apoios definidos nada mais é do que a melodia sonora do taca,taca,taca,taca, taca,..... da marcha de quatro tempos. Seria a mesma melodia dos ruídos do passo em velocidade alta, ou a melodia do passo soaria como as batidas da marcha de 4 tempos em slow motion.

Caso as batidas dos cascos sejam escutadas aproximando-se duas a duas, a marcha não terá boa dissociação, podendo ser enquadrada como marcha batida mais firme ou marcha picada mais lateralizada.

Caso as batidas dos cascos sejam escutadas duas a duas o andamento será enquadrado em uma das seguintes modalidades: trote, trote desunido, marcha trotada, marcha batida excessivamente diagonalizada, andadura desunida, andadura clássica.

Um recurso adicional para avaliação da dissociação seria introduzir a passarela de madeira nas pistas de julgamentos de andamentos. Ao comando do árbitro os cavalos marchariam sobre o tablado, para uma avaliação comparativa dos melhores no quesito dissociação.

Há alguns anos atrás a passarela foi utilizada nos julgamentos de M.Marchador. Porém, sem a melodia característica da marcha pura, já que a maioria dos cavalos já era de marcha excessivamente diagonalizada.

Há criatórios de Paso Fino na Colômbia com caixas de som instaladas para amplificar as batidas dos cascos. Os proprietários comentam as marchas de costas para os animais.

Nos julgamentos da raça Paso Fino é obrigatória a passagem sobre o tablado, para decisão final dos campeonatos. Se a melodia não é da marcha de 4 tempos o animal é desclassificado. Se a perda de ritmo o animal é penalizado.

Enfim, esta é a beleza da marcha verdadeira do cavalo M.Marchador, bela para os olhos, agradável como uma musica clássica para os ouvidos e praseirosa para ser sentida nos passeios e cavalgadas.

 

 

                                                              

 

home |voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Itaporanga-SE
Francisco Garcez (Tito) -
(79) 9977 8000


Carvalhos-Sul de Minas
Prop. Fernando Pizza -
(35) 3345 1552

APRESENTAÇÃO      EDITORIAL      A RAÇA       ORIGEM      GENÉTICA      ANDAMENTO      CONFORMAÇÃO      REGISTRO      HINO
Copyright © 2008. RDA Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.