Home   |   Mapa do Site    |   Contato
Email dos Leitores
Dúvidas
Depoimentos
Dica da Semana
Galeria de Fotos
Alerta ao Comprador
Humor
Denúncias
Cadastre-se
Frase da Semana
Proverbios de Cavalos
Pensamentos
Conformacao
Condicion. Fisico
Marcha
Doma
Treinamento
Equitação
Embocaduras
Manejo de Cascos
Reprodução
Genética
Eventos do Marchador
ABCCMM
NUCLEOS
Haras em Destaque
Marchador Internacional
Links Interessantes
CURSOS ONLINE
PALESTRAS ONLINE
CLINICAS ONLINE
LIVROS EM CD
LIVROS IMPRESSOS
AUDIO-BOOKS
Quiz da Semana
Haras Boa Luz
Como Registrar
Frutas que Curam
Alerta
Preserve a Natureza
A Fotografia
Saude
Controle o Estresse
O Espelho de Gandhi
Calendario Lunar
Datas comemorativas
Previsao do Tempo

Clique para ampliar
Clicar para aumentar foto e ler legenda
Clicar para aumentar foto e ler legenda


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O QUE É A M.T.A.D. – MARCHA DE TRIPLICES APOIOS DEFINIDOS?

A M.T.A.D - Marcha de Tríplice Apoios Definidos, representa o grau maximo da pureza da marcha. Assim como no passo, ela se desenvolve atraves de oito apoios em cada ciclo, ou passada – 4 triplice apoios, 2 apoios duplos laterais e 2 apoios duplos diagonais. Um ciclo é o tempo necessario para que os 4 membros executem seus deslocamentos nas fases de apoio, elevação e avanço. Os oito apoios caracterizam a marcha completa, que confere ao cavaleiro, ou amazonas, uma comodidade plena, impessoal. Se não é exatamente a marcha de centro, estará bem proxima, podendo se enquadrar em uma excelente marcha picada ou uma excelente marcha batida. Uma boa marcha picada pode ser denominada de marcha picada de centro. Uma boa marcha batida pode ser chamada de marcha batida de centro. Não importa qual a modalidade. O importante é a nitida dissociação (VISUAL), prerequisito basico da ocorrencia regular e bem definida dos apoios tripedais. Tambem é importante a naturalidade, sem interferencias de embocaduras, ferrageamento desbalanceado, equitação ou outros artificios. Se houver nitido predominio de bipede diagonal dominante, como ocorre na marcha batida dos julgamentos convencionais, o andamento esta longe de ser chamado de marcha batida classica, que originou a raça Mangalarga Marchador.

A M.T.A.D. foi a marcha original de todas as raças brasileiras de cavalos marchadores e que, na decada de 40 do seculo passado, serviu para distinguir a raça Mangalarga (paulista) da raça Mangalarga Marchador (mineiro). Todavia, no cenario atual das exposições de cavalos marchadores, apos pouco mais de meio seculo do inicio do SRG – Serviço de Registro Genealogico, conceitos zootecnicamente equivocados tem norteado os resultados de julgamentos.

A essencia da marcha pura está na nitida dissociação, a certeza de que ha um bom equilíbrio entre os apoios duplos laterais e duplos diagonais e, consequentemente, abalos, ou atritos, minimos serão transferidos para o cavaleiro, ou amazonas. Conceitos inerentes á melhoria de rendimento, impulsão e equilíbrio, quando são aceitos os andamentos mais diagonalizados, não podem ser super valorizados em detrimento da dissociação e da comodidade real – diferente daquela que o arbitro monta e diz ser comodo (para ele, e não para os usuários). Entende-se como sendo comodidade real aquela que é impessoal, quando levamos em conta que um cavalo marchador vem sendo utilizado por uma massa incalculavel de usuarios, muitos dos quais não tem noção tecnica da equitação. Estes consumidores, que chamo “de final de semana”, preferem montar em animais de M.T.A.D., porque não conseguem se equilibrar na sela recebendo os atritos verticais de marchas batidas muito firmes, marchas trotadas ou o extremo do trote convencional. A reação natural sera apoiar nas redeas e no cepilho, para não cairem.

O fato é que discussões em torno de modalidades de marcha somente servem para acirrar as polêmicas. A marcha ideal, de aceitação universal é a M.T.A .D. – Marcha de Tríplice Apoios Definidos. Se voce, leitor, nunca montou em um cavalo portador deste andamento, experimente. Voce sentirá que é algo diferente.


Lúcio Sérgio de Andrade – Zootecnista, escritor, pesquisador, instrutor de cursos de julgamento, casqueamento corretivo, equitação e adestramentoa de cavalos de MTAD – Marcha de Triplices Apoios Definidos. Informações no portal www.mundoequino.com.br

 

 

 

home |voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Itaporanga-SE
Francisco Garcez (Tito) -
(79) 9977 8000


Carvalhos-Sul de Minas
Prop. Fernando Pizza -
(35) 3345 1552

APRESENTAÇÃO      EDITORIAL      A RAÇA       ORIGEM      GENÉTICA      ANDAMENTO      CONFORMAÇÃO      REGISTRO      HINO
Copyright © 2008. RDA Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.