Home   |   Mapa do Site    |   Contato
Email dos Leitores
Dúvidas
Depoimentos
Dica da Semana
Galeria de Fotos
Alerta ao Comprador
Humor
Denúncias
Cadastre-se
Frase da Semana
Proverbios de Cavalos
Pensamentos
Conformacao
Condicion. Fisico
Marcha
Doma
Treinamento
Equitação
Embocaduras
Manejo de Cascos
Reprodução
Genética
Eventos do Marchador
ABCCMM
NUCLEOS
Haras em Destaque
Marchador Internacional
Links Interessantes
CURSOS ONLINE
PALESTRAS ONLINE
CLINICAS ONLINE
LIVROS EM CD
LIVROS IMPRESSOS
AUDIO-BOOKS
Quiz da Semana
Haras Boa Luz
Como Registrar
Frutas que Curam
Alerta
Preserve a Natureza
A Fotografia
Saude
Controle o Estresse
O Espelho de Gandhi
Calendario Lunar
Datas comemorativas
Previsao do Tempo

Clique para ampliar
Clicar para aumentar foto e ler legenda
Clicar para aumentar foto e ler legenda


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1- A marcha picada de um grande numero de cavalos e éguas está sendo imposta atraves de inumeros artificios, sendo os mais utilizados as ferraduras pesadas e desbalanceadas, as pulseiras com correntes, as embocaduras severas e a própria ação da equitação. Se o comprador é um usuario, será enganado porque o animal não apresentará a comodidade esperada para passeios e cavalgadas. Se o comprador é um criador, será enganado porque andamento imposto não será transmitidos para a prole, e a marcha batida é geneticamente dominante.

Portanto, se você deseja comprar um cavalo, ou égua, de marcha picada voce faça o teste da naturalidade: relaxe a montaria ao passo (passo relaxado) e inicie a marcha lentamente, sem pressão de rédeas, e um minimo de pressão de pernas. Se voce sentir atritos verticais, não será marcha picada. Se ainda houver duvidas após a transição passo relaxado / marcha, pare o animal, inicie o passo relaxado e em seguida a marcha curta.

Os atritos verticias são causados pela dissociação dos bipedes diagonais. Na marcha picada a dissociação é entre os bipedes laterais. Na marcha de centro a dissociação é perfeita e voce não sentira qualquer tipo de atrito, seja vertical ou lateral.

2- Marcha Batida – Muitos usuarios não gostam de montar em cavalos de marcha batida, por causa dos atritos verticais, que são desconfortaveis, especialmente para quem não domina a tecnica de equitação. Entretanto, se a marcha batida for a classica, de boa dissociação, os atritos verticais serão sentidos com conforto. Portanto, o comprador deve montar para tirar a duvida, antes de desistir de comprar um animal que apresente elevado padrão de qualidade na mofologia, pedigree, porte, pelagem, temperamento e adestramento.


3-
Dos tres componentes principais que orientam uma compra - Conformação, Marcha e Genealogia, o mais importante, e o de avaliação mais complexa, é a genealogia, que se baseia no pedigree, que pode receber tres classificações, de acordo com o mérito - Baixo, Médio, Superior. O ideal é comprar animais com pedigree de mérito superior, definido como sendo aquele em que pelo menos tres gerações - pais, avós, bisavós, são oficialmente registradas na associação de origem, e em cada uma das gerações há animais de notoriedade nacional, seja pela conquista de compeonatos nacionais de raçaa e/ou marcha, ou pela produção de campeões nacionais de raça e/ou marcha.

A contribuição a partir da terceira geração é insignificante. De cada um dos pais o filho (a) recebe 50% da bagagem genética; de cada um dos avós, 25% e de cada um dos bisavós, 12,5%.

Uma avaliação mais complexa é da prepotência dos ancestrais mais notórios, ou seja, a capacidade de imprimirem seus valores zootecnicos à prole. A referencia para ancestrais de prepotência genética são os campeonatos nacionais de progênie.  

4- Pelagem nao tem relação com a qualidade do animal, mas sim com a beleza e a valorização de mercado. Se o comprador gosta de pelagens exoticas, estas devem ter a preferencia, pela maior liquidez e maior valor medio. Dentre as pelagens exoticas, as mais procuradas sao a pampa e a preta. Dentre as variedades de pelagem pampa, a pampa de preta e a que tem maior valorização, seguida pela pampa de lobuna e pampa de castanha. A pampa de tordilha e menos valorizada, porque a medida em que o animal envelhece, as malhas perdem o contraste e a pelagem pampa se confunde com a tordilha.

5- Pelagem pampa homozigota – Ao comprar um potro ou reprodutor de pelagem pampa, caso o mesmo seja filho de pais de pelagem pampa, solicitar ao vendedor o exame de homozigose para a pelagem pampa. Caso seja positivo, toda a prole nascerá de pelagem pampa, o que tem grande valor para o comprador. Mas se o animal nao for homozigoto, e tendo elevado padrao de qualidade na morfologia e andamento, o mesmo poderá ser usado na reprodução com alto indice de produção de filhos (as) de pelagem pampa caso for usado em eguas de pelagem pampa. Como a pelagem pampa é de genetica dominante, se o reprodutor é heterozigoto, e a égua também heterozigota, 75% da prole nascerá de pelagem pampa, e apenas 25% de pelagem uniforme. Alem do mais, haverá probabilidade de 25% para o nascimento de produto homozigoto dominante para a pelagem pampa.

6- A pelagem albina é um defeito grave, pois aumenta a sensibilidade da pele a irradiação solar. Geralmente, um cavalo ou égua de pelagem albina tambem tem olho despigmentado, que é o defeito chamado de albinoide.

7- A pelagem alazã é recessiva, sendo facilmente eliminada do plantel. Mas tambem pode ser facilmente fixada, a partir do acasalamento de garanhão e égua portadores da pelagem alazã ,tendo como resultado uma prole 100% de pelagem alazã.


8-
Muitos compradores sem experiência confundem beleza com gordura. Não necessariamente um animal gordo será um animal belo e bom. Geralmente, a gordura encobre defeitos no tronco, mais especificamente na região dorso-lombar e na garupa. A gordura deforma o pescoço, pois esta é uma região que acumula facilmente grande quantidade de tecido adiposo. Um cavalo gordo é um cavalo anti-funcional, indicando que não está sendo usado rotineiramente. Éguas obesas são mais propensas a serem sub-férteis. O oposto, ou seja, o animal magro, pode ter as suas qualidades sub-estimadas. Portanto, o comprador não deve ser iludido, nem com o cavalo gordo, nem com o cavalo que está abaixo do peso normal.  Na dúvida, consultar especialista em avaliação de conformação.

9- O principal aspecto definidor da caracteristica racial é a região da cabeça. Assim, se o comprador não tem conhecimento de avaliação da morfologia, é recomendado contratar consultoria de um profissional especialista na raça Mangalarga Marchador. A cabeça do cavalo (ou égua) Mangalarga Marchador deve apresentar formato triangular, perfil de chanfro retilineo, orelhas de comprimento medio e ligeiramente atesouradas. Mas o que significam estas definições?

Formato triangular - a base imaginaria de um triangulo é visualizada entre a nuca e a garganta. O vértice é visualizado na boca.

Perfil de chanfro retilineo - o chanfro é a região entre os olhos ate a região da boca, devendo apresentar linha retilinea. Se é convexilinea, define o perfil de outras raças, como Campolina e Andaluz. Se é concavilinea, define o perfil de outras raças, sendo a Arabe o melhor exemplo.

Orelhas de comprimento médio e ligeiramente atesouradas - se as orelhas são longas, caracterizam a raça Campolina, como exemplo. Se as orelhas são pequenas, caracterizam a raça Ponei, como exemplo. O formato atesourado significa que as pontas são voltadas para dentro, como em uma tesoura.

10- Na avaliação do tronco um dos aspectos mais importantes é a proporção correta entre as partes, em termos de comprimento da região dorso-lombar em relação à garupa, e de ambas as regiõs em relação ao comprimento das espaduas, do pescoço (visualizado na região inferior) e da cabeça. Este é o diagrama do cavalo tipo sela. Alem das boas proporções, as regiões devem estar harmoniosamente ligadas e de boa estrutura muscular. Ainda com relação à estrutura, o comprador deve saber avaliar um animal de boa profundidade torácica, boa abertura de costelas, ventre profundo. Qualquer defeito grave na morfologia do tronco é impeditivo à compra. 

11- Para muitos criadores o investimento em um potro é como um antigo dito popular - "um tiro no escuro". Todavia, a probabilidade do potro transformar-se em um reprodutor será grande se a analise for conduzida com embasamento zootécnico, ou seja no trinômio - Genealogia, Conformação e Marcha. Históricos de premiações são relevantes quando de campeonatos ou reservado campeonatos e dependendo do grau de competitividade das exposições. Não necessariamente, um potro campeão será um futuro bom reprodutor. 

12- A maioria dos compradores ignora a importância da avaliação criteriosa dos cascos, que são a base de sustentação e locomoção do cavalo funcional. O conjunto dos cascos é denominado vulgarmente de cascaria. Quanto ao formato externo, os cascos anteriores devem ser arredondados, para proporcionar um melhor apoio; e os cascos posteriores menos arredondados, para atuarem com mais eficiência na força da impulsão. Quanto a morfologia de cada parte, a ranilha deve ser larga e em forma de V; as barras largas, para sustentar a parede; a sola côncava; a parede de espessura mínima em torno de 0,5 cm e sem rachaduras, sendo o talão mais largo, pois geralmente é o primeiro apoio da parede. Quanto ao equilibrio, não deve ser notado desbalanceamento acentuado, seja o médio-lateral (entre as duas laterais da parede, entre talão e pinça), ou o ântero-posterior (da pinça em relação aos talões). Quanto à saúde dos cascos, não devem ser notados deformações de parede, na forma de anéis, o que pode ser relacionado com laminite, ou doenca do osso navicular; manchas escuras na ranilha, o que pode caracterizar podridão; ou manchas escuras na sola e parede, o que pode caracterizar broca; sola esfarelando, o que indica ressecamento, broca, laminite ou doença do osso navicular. Quanto à coloração, os cascos claros geralmente são mais fracos em relação aos escuros. Mas o ferrageamento será uma forma de compensação, o que não torna o casco de cor clara um defeito sério. 

13- Muitos reprodutores são adquiridos sem solicitação do exame de fertilidade, que é o exame do sêmen, com base na motilidade das células espermáticas, morfologia, volume e concentração. O exame bacteriológico também é importante, pois uma infecção reduz de forma significativa a fertilidade. Em termos de comportamento sexual a libido deve ser avaliada, pois um garanhão que demonstra pouco interesse sexual não será bem aproveitado na função de reprodutor. Outro dado importante é o numero de filhos do reprodutor, em relação à sua idade e ao porte do (ou dos) haras onde foi utilizado. Se teve oportunidade de servir um grande numero de éguas e produziu poucos filhos (as) sera um indicativo forte de sub-fertilidade.

14- Ainda sobre a fertilidade de garanhões, é comum que sofram de estresse mental após mudanças de haras e transporte. Alguns garanhões terão a fertilidade temporariamente afetada, até que estejam plenamente adaptados ao novo haras. Assim, antes de concluir que o garanhão é infértil, devido a repetência de cio das éguas, o comprador deve considerar esta ocorrência. A recomendação é que o garanhão comece a cobrir no novo haras após um período de, no mínimo, um mes, e desde que seja constatado um comportamento normal. 

15- Temperamento - Um dos defeitos mais depreciativos de um cavalo é a má indole, que se caracteriza pela inquietude permanente e nos casos mais graves, coices e mordidas. Alguns animais tem vicios de comportamento, que podem ter varias causas, mas são depreciativos. Em contrapartida, há o que se chama comumente de bom temperamento de sela, que é uma virtude muito apreciada pelos praticantes de passeios, cavalgadas e concursos de marcha. Ao montar, para um "test drive", o comprador deve verificar se o cavalo tem disposição expontânea para marchar, sem a necessidade do uso dos comandos auxiliares da equitação - tala e/ou esporas. Alguns vendedores inescrupulosos aplicam tranquilizantes, em animais inquietos, o que é requer uma inspeção ainda mais detalhada do temperamento. A dica é chegar no haras antes do horário combinado, para que não haja tempo para esta pratica desonesta. Estes mesmos vendedores inescrupulosos aplicam medicamentos excitantes em animais linfáticos, o que é mais dificil para o comprador perceber, sendo necessário reavaliar o animal apos algum tempo, pois o efeito da droga dura por uma ou duas horas.

16- Porte - A altura é um aspecto dos mais importantes na compra de um M.Marchador, em especial no caso do reprodutor. O comprador deve escolher reprodutor de altura proxima da medida ideal estabelecida no Padrão Racial, ou seja, de 1,52m, ou um pouco acima. A altura tem herdabilidade alta. Em torno da metade da prole de um reprodutor de altura baixa (inferior a 1,50m) também será de altura baixa. Mas alem da boa altura, o reprodutor também deve apresentar constituição forte na ossatura e musculatura do tronco e membros.


17- Cegueira noturna - Alguns cavalos sofrem de cegueira noturna, ou seja, durante o dia a visao e normal, mas a noite nao enxergam, sendo necessario acompanharem outro cavalo, para terem seguranca de onde pisam. Na pastagem, um cavalo portador de cegueira noturna, nunca estara sozinho. Assim, o comprador deve verificar o reflexo da visao tanto de dia como de noite.

18- Rotina de manejo - Poucos compradores preocupam-se em indagar sobre a rotina de manejo, para que o estresse da mudança de haras seja o menor possivel. Especialmente o habito alimentar, não deve ser mudado de forma drastica, devido ao risco dos disturbios digestivos acompanhados de colicas, que é a causa numero 1 de morte em equino. Preferencialmente, o mesmo tipo de sistema de criação - extensivo, semi-confinado, ou confinado, deve ser mantido, pelo menos na primeira semana apos a chegada do cavalo em seu novo haras. Outra recomendação importante é quanto ao condicionamento fisico. Alguns compradores exigem dos animais comprados alem do que estavam fisicamente condicionados, o que pode causar serios danos ao sistema locomotor, principalmente nos casos de laminites, que é uma doença comumente chamada de "aguamento".

19- Alguns cavalos são comprados sem um "test drive" adequado. Posteriormente, quando são montados no novo haras apresentam vicios, que estavam ocultos, tais como empacar, empinar, dar coices em outros animais nos passeios e cavalgadas, dentre outros. Portanto, torna-se imprescindivel que antes de fechar um negocio com éguas e cavalos montados o comprador faça um test drive completo, montando na proximidade das baias, na pista, nas estradas, nos pastos, na proximidade de outros animais.




home
|voltar




Itaporanga-SE
Francisco Garcez (Tito) -
(79) 9977 8000


Carvalhos-Sul de Minas
Prop. Fernando Pizza -
(35) 3345 1552

APRESENTAÇÃO      EDITORIAL      A RAÇA       ORIGEM      GENÉTICA      ANDAMENTO      CONFORMAÇÃO      REGISTRO      HINO
Copyright © 2008. RDA Tecnologia. Todos os Direitos Reservados.